quarta-feira, 24 de abril de 2013

O estudo das Relações Internacionais na Índia

(Ana Gabriela Araujo)

I. HISTÓRICO

Em 1947, após a independência indiana, conquistada através do movimento pacifista de Gandhi, Jawaharlal Nehru assumiu o posto de Primeiro Ministro. Nehru, que ressaltava a importância do estudo das Relações Internacionais para a Índia recém-independente, lidou durante seu mandato principalmente com os conflitos entre a Índia e o Paquistão pela Caxemira e também ajudou a construir a política externa indiana, baseada na neutralidade durante a Guerra Fria.

Em 1955, foi criada a primeira faculdade de Relações Internacionais no país, a Indian School of International Studies. Ela foi fundada por Hriday Nath Kunzru, Arjun Appadorai e Mannaraswamighala Sreeranga Rajan com o apoio do Primeiro Ministro, Jaeaharlal Nehru, e da Indian Council of World Affairs, estando, em um primeiro momento, afiliada à University of Delhi. Em 1969, após o falecimento de Jawaharlal Nehru, foi fundada por Indira Ghandi, sua filha, a universidade pública Jawaharlal Nehru University (JNU). Em 1970, a Indian School of International Studies foi anexada à JNU, tendo seu nome alterado para School of International Studies.

II. INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Atualmente, existem onze universidades indianas que ministram o curso de Relações Internacionais, mas nenhuma o oferece como graduação. A School of International Studies inicialmente era voltada para a pesquisa e disponibilizava apenas títulos de doutorado. Após ser anexada à JNU, a escola iniciou seu curso de mestrado, com duração de dois anos. Pela sua importância histórica e por ter sido a pioneira, muitos dos professores da School of International Studies são convidados para serem consultores do governo e, durante alguns anos, a faculdade organizou um curso de treinamento para os candidatos à diplomacia indiana.

A University of Madras é uma universidade pública que foi fundada em 1857. Oferece cursos de mestrado e doutorado com foco em defesa e estudos estratégicos na School of Political and International Studies desde a década de 1970 . Fundada no mesmo ano, a University of Mumbai oferece pós-graduação em Relações Internacionais no Institute of International Studies (IIS).

A Mahatma Gandhi University (MGU) foi fundada em 1983. Sua School of International Relations and Politics foi criada no mesmo ano e oferece cursos de mestrado e doutorado. A Pondicherry University foi fundada em 1985 e desde então mantém a School of Social Sciences and International Studies, que oferece mestrado e doutorado na área de Relações Internacionais.

A Jadavpur University (JU) é uma universidade pública que foi fundada em 1955. Sua School Of International Relations and Strategic Studies foi fundada em 1987 e oferece o curso de doutorado. A Manipal University (MU), fundada em 1993, mantém o Department of Geopolitics and International Relations, que oferece mestrado. Além disso, a universidade iniciou uma parceria com a União Européia em 2009, criando o Department of European Studies.

A Global Open University of Nagland foi fundada em 2006. Ela mantém o National Institute of Diplomacy, que oferece mestrado na área de Relações Internacionais. A Sikkim University, fundada em 2007, oferece mestrado na área desde 2008 no Department of International Relations and Politics.

A South Asian University (SAU) é uma universidade particular internacional fundada em 2010, cujo campus fica na Índia. Seu Department of International Relations foi recém-criado e oferece os títulos de mestrado e doutorado. A O. P. Jindal Global University (JGU) é uma universidade particular fundada em 2009. A Jindal School of International Affairs (JSIA) foi criada em 2010 e seu curso de mestrado começou em 2011.

Além dessas universidades, muitas outras ensinam a disciplina Relações Internacionais durante a graduação de Ciências Políticas. Dentre as principais universidades com esse currículo estão a Bangalore University, a Dibrugargh University, a Gauhati University, a Goa University, a Gulbarga University, a Guru Nanak Dev University, a Mangalore University, a University of Hyderabad, a University of Jammu, a University of Kalyani, a University of Kerala e a University of the Punjab.

III. PUBLICAÇÕES

A mais antiga publicação de Relações Internacionais na Índia é o India Quarterly: A Journal of International Affairs, que começou a ser publicado em 1954 pelo Indian Council of World Affairs e cuja última edição é datada de março de 2013. Publicada desde 1959, a International Studies, vinculada à Jawaharlal Nehru University, também é considerada uma das mais importantes publicações sobre Relações Internacionais na Índia. Além dessas, a maioria das universidades que oferecem o curso mantêm algum periódico sobre o assunto. A Mahatma Gandhi University publica a cada dois anos o Indian Journal of Politics and International Relations e o South Asian Journal of Diplomacy, e a Jindal School of International Affairs também publica a cada dois anos o Jindal Journal of International Affairs. Ademais, a Association of Indian Diplomats publica o Indian Foreign Affairs Journal desde 2006.

IV. TEORIAS VIGENTES

Durante a década de 1980, inspirados pelos estudos do italiano Antonio Gramsci, intelectuais indianos passaram a estudar a história da Índia e da Ásia a partir de uma visão subalterna. Os estudos subalternos analisaram a Índia pela cultura e história das pessoas dos níveis mais baixos da sociedade indiana, uma mudança significativa em relação à visão que os países coloniadores tinham das ex-colônias.

Liderado por Ranajit Guha, Dipesh Chakrabarty e Gayatri Spivak, o grupo de estudos subalternos influenciou a Teoria Pós-Colonial, que entrou no campo das Relações Internacionais nos anos 1990. A Teoria Pós-Colonial critica a abordagem eurocêntrica das Relações Internacionais e defende seu estudo pela perspectiva das ex-colônias. Além disso, o pós-colonialismo é um estudo multidisciplinar, que busca analisar os incluídos e os excluídos não só nas Relações Internacionais, como também na Sociologia, Literatura, Filosofia e Ciência Política.

V. PRINCIPAIS AUTORES

Amitav Acharya é um dos principais internacionalistas indianos da atualidade, com mais de 20 livros e de 200 artigos publicados, Amitav trabalhou em diversas universidades renomadas ao redor do mundo. Apesar da formação antropológica, Arjun Appadorai, um dos fundadores da primeira instituição indiana a ensinar Relações Internacionais, foi muito relevante para a área e atualmente estuda a globalização.

Kanti Bajpai é um especialista em relações sino-indianas e um importante comentarista televisivo sobre as relações exteriores indianas. Com muitos artigos publicados, Kanti é professor de Relações Internacionais na JNU, tendo também trabalhado em diversas instituições de ensino ao redor do mundo. M. S. Rajan, um dos fundadores da Indian School of International Studies, tem diversos artigos publicados e é um importante estudioso da área das Relações Internacionais. Dentre os principais temas estudados por ele estão a política externa indiana, o não-alinhamento e o papel das organizações internacionais.

Rajesh Rajagopalan é professor de Relações Internacionais na JNU, tem vários artigos e alguns livros publicados. Estuda as teorias das Relações Internacionais e as questões nucleares que envolvem a Índia e o Paquistão. S. D. Muni é um importante internacionalista e embaixador indiano, trabalhando principalmente com os países do sul asiático. Recentemente, recebeu a mais importante medalha do Sri Lanka para um estrangeiro. Foi o fundador da Indian Foreign Affairs Journal, publicada entre 2005 e 2008, escreveu mais de 20 livros e publicou mais de 125 artigos. Siddharth Mallavarapu é professor de Relações Internacionais na SAU e tem publicado diversos artigos sobre as teorias das Relações Internacionais na Índia, alguns em parceria com Kanti Bajpai.

VI. ASSOCIAÇÕES E CENTROS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Fundado em 1943 por intelectuais indianos, o Indian Council of World Affairs é uma organização não-política, não-governamental e não-lucrativa de extrema importância para a área. Também de extrema importância para a área, a Association of Indian Diplomats foi fundada em 1980 e reúne diplomatas, embaixadores e estudiosos da área de relações exteriores indiana. A Jadavpur Association of International Relations, voltada para o estudo da disciplina, foi fundada em 2007 para comemorar os 60 anos de independência indiana e tem se destacado na área.

O Centre for Policy Research, criado em 1973, lida também com o tema das Relações Internacionais e a Segurança, mantendo um blog sobre o assunto. Em termos gerais, os estudos indianos sobre Relações Internacionais tangenciam os temas de segurança, conflito, paz e desenvolvimentismo. Desse modo, existem muitos centros voltados para o estudo desses temas, mas não necessariamente voltados para as Relações Internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário