A Sardenha é uma das cinco regiões italianas autônomas, o que confere a ela o direito de criar suas próprias leis e realizar funções administrativas regionais. A ilha possui um conselho regional, uma junta regional e até um presidente.
O nacionalismo presente na Sardenha é um movimento social, cultural e político utilizado para promover a proteção dos interesses de seus habitantes, como da cultura e do meio ambiente da ilha. Sua população, há muito tempo, reivindica autonomia em relação à Itália. Eles baseiam seu pedido na visão de que a Sardenha tem uma herança cultural diferente e que a economia pode se beneficiar disso.
Atualmente, esse movimento é considerado bastante desarticulado por não possuir uma unidade política central. Ele é composto de várias organizações espalhadas por toda a ilha e mais de 5 partidos políticos regionalistas oficiais, que discordam entre si em muitas questões.
Recentemente, as principais reivindicações e críticas do povo "sardo" tem se concentrado nos danos ambientais causados por bases militares da OTAN, com forças americanas, europeias e italianas estacionadas na ilha. Mas as queixas quanto à exploração econômica acelerada dos recursos naturais da ilha por empresas continentais, aliado à falta de representação politica, tanto no governo italiano como no parlamento europeu, além do processo de despovoamento em curso na ilha, que poderá descaracterizar a cultura local, estão entre as principais pautas de reivindicação dos movimentos autonomistas da Sardenha.
Apesar destas tensões e insatisfações, o nacionalismo sardo tem sido um movimento pacífico, que não defende um separatismo violento, propondo atingir seus objetivos dentro de um quadro político democrático liberal.
Mesmo com todos essas tensões na esfera política, a Sardenha é um dos dos locais de maior visitação por turistas na Itália. É considerado o mar mais belo da Itália, possuindo diversas praias com águas cristalinas. O turismo é um dos setores de maior importância econômica da ilha. Além das praias, sua historia, suas tradições, a cozinha e sítios arqueológicos são bastante procurados por turistas que visitam a ilha.
Sardenha : mar e política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário