quarta-feira, 24 de abril de 2013

O estudo das RI na Alemanha

(Marina Alves)

Pode-se dizer que o estudo das Relações Internacionais, de um modo geral, é recente e crescente, e se iniciou como carreira logo após a Primeira Guerra Mundial quando as nações viram que era preciso desenvolver análises para melhor compreender o que estava ocorrendo no mundo.

Os primeiros países a começarem a estudar essas relações foram a Inglaterra e os EUA, devido as consequencias pós Primeira Guerra esses países começaram a investir nessa área e em outras áreas estratégicas para melhor traçarem um melhor plano de Estado.

Apesar do dramático envolvimento do país na geopolítica internacional, os estudos das Relações Internacionais na Alemanha são bem tardios, mais como um subproduto da produção americana no pós-guerra do que uma inspiração da produção do governo nazista sobre geopolítica.

Um dos pioneiros dos estudos alemães na área da história da relações internacionais foi Leopold Von Ranke. Mas a partir desse desenvolvimento inicial, o campo do estudo das Relações Internacionais comecou a crescer bastante através da influência epistemológica dos estudos em teoria social empreendidos pela chamada "Escola de Frankfurt". Esse pensamento "frankfurtiano" foi o que resultou num grande impacto sobre a produção científica em ciências sociais, e também em Relações Internacionais.

Algumas referências para o aprofundamento: "A review of studies on German International Relations in 20th century" (de Wu Zhicheng), e "A probe into the influences of the Frankfurt School on Theories of International Politics" (de Niu Jusheng Guo Shuyong.)

Um comentário:

  1. Fillipe Matias13/05/2013, 13:23

    Bom texto!
    Espero que esse seja o primeiro de muitos artigos e análises que contribuam para o crescimento intelectual da sociedade.
    Forte abraço!
    Geógrafo e professor, especialista em educação.

    ResponderExcluir