terça-feira, 31 de março de 2015

Pisando em terra sagrada: como o turismo religioso ajuda a mover o Oriente Médio

(Isabela Lemos)


   Pensar em Oriente Médio muitas vezes é pensar em petróleo e conflitos, mas há muito além na região. O local tem atraído os olhares do resto do mundo com suas paisagens exóticas e com isso, gerou 47 bilhões de dólares em receita com o turismo em 2013, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). A possibilidade de transitar entre diversos séculos, tipos diferentes de etnias e tradições encanta e atraí milhares de pessoas todos os anos transformando o turismo em uma forma dos países tornarem-se menos dependentes do petróleo.

   Israel é uma das principais escolhas dos estrangeiros, já que sua capital, Jerusalém, é a cidade santa para três religiões monoteístas do mundo: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Jerusalém atrai diversos tipos de turistas, mas um muito específico: o turista movido pela fé. Esse segmento   movimenta no mundo todo cerca de 2 trilhões de dólares, movimentando mais de 300 milhões de pessoas.

   O recorde do turismo religioso vem precisamente de Israel que, em 2013, recebeu sozinho 3,5 milhões de visitantes, como informa o site Ynetnews.com. A maioria desses visitantes vem dos Estados Unidos (18%). Os cristãos totalizam 53% (sendo a metade católica) e os judeus 28%. A peregrinação é tida como a motivação principal para um em cada quatro visitantes, ou seja, cerca de 770 mil pessoas.

   Essas milhares de pessoas são motivadas pelo desejo de ver, tocar e andar por onde os profetas e santos andaram, como Moisés e Cristo. No caso dos cristãos, os locais mais visitados são a Via Dolorosa (ou Via Crúcis), onde deu seus últimos passos até a crucificação no Monte das Oliveiras, lugar que abrigou a primeira comunidade cristã da história e onde Judas traiu Cristo. Ambos os locais são sagrados para as religiões.

   O governo de Israel tem investido no turismo e o site oficial no Brasil conecta o internauta a opções católicas e evangélicas de conhecer a Terra Santa, além de oferecer pacotes e dicas de viagem. As ações do governo começaram em 2007 com a campanha “You’ll love Israel from the first Shalom”. A campanha funcionou nos EUA com o objetivo de mostrar as belezas do país e atrair mais visitantes.

     Entre outros importantes atrativos de visitação em Israel e Oriente Médio também estão a Esplanada das Mesquitas (Israel), o Muro das Lamentações (Israel), Mesquita de Ahamd Ibn Tulun (Egito), Betânia do Além Jordão (Jordânia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário