terça-feira, 30 de junho de 2015

Os Tigres do Sri Lanka

(Eduardo Pacheco)

Localizada ao sul da península indiana, o Sri Lanka pode passar desapercebido aos olhos de muitas pessoas por se tratar de um país insular. O país conta a 24ª maior densidade demográfica do planeta e 9ª maior da Ásia. A economia da ilha é baseada na agricultura, e lá se encontram importantes plantações de arroz, borracha e de seu principal produto de exportação, o chá. O pequeno país, banhado em todo o seu território pelo Oceano Índico, poderia ser perfeitamente um ambiente muito tranquilo, não fossem pelos Tigres. E não se trata dos felinos selvagens, até porque os animais não são nativos da ilha. Os Tigres que realmente assolam o sossego do Sri Lanka vêm do norte do país e estão armados com fuzis AK-47. Os Tigres de Liberação do Tamil Eelam, também conhecidos como Tigres Tâmeis, são uma organização política armada que tem como objetivo a criação de um Estado independente chamado Tamil Eelam, um território no nordeste do Sri Lanka que se emanciparia do resto do país.

Para atingir tal objetivo, os Tigres tem lutado durante décadas fazendo uso do terrorismo e deram início a uma sangrenta campanha. Esta campanha deu origem à Guerra Civil do Sri Lanka, um dos mais longos e sangrentos conflitos armados da história recente do mundo. De 1983 a 2009, o país passou por diversos conflitos armados e ataques terroristas dentro de seu território, num interminável combate dos Tigres contra as forças armadas do Sri Lanka.

Tudo começou em 1976, quando a organização foi fundada alegando que seu principal objetivo proteger o povo tâmil, minoria no Sri Lanka, da discriminação que sofriam dos povos dominantes no país. Entretanto, o grupo sempre foi reconhecido por seus atos terroristas – 33 países os colocavam como uma organização terrorista – e ficaram conhecidos pelas atrocidades praticadas contra autoridades, líderes e civis, incluindo sequestros e ataques, além do assassinato de políticos indianos e do Sri Lanka. A organização inventou uma das práticas terroristas mais utilizadas até hoje: o uso de homens-bomba.

Durante a Guerra Civil do Sri Lanka, os acordos de paz chegaram a interromper os conflitos por quatro vezes, mas sem nenhum efeito duradouro. Segundo dados oficiais, mais de 70 mil pessoas morreram nos 26 anos de conflito. No dia 16 de maio de 2009, o presidente do Sri Lanka declarou a vitória sobre os Tigres Tâmeis. No dia seguinte, os Tigres admitiram a derrota, deixando esvair o sonho da independência do Tamil Eelam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário